Esta é uma pergunta que muita gente se faz até hoje, e certamente, grande maioria das pessoas que gostam de pisar fundo no acelerador, não aceitou ainda esta ideia!

reducaomarginal-abre-1

 

O fato é que São Paulo realmente ganhou com a velocidade de 50 km/h que foi implantada durante o ano de 2015, mesmo sendo duramente criticada, já que conforme a Companhia de Engenharia de Trafego, a CET, é visível observar que houve uma redução na quantidade de acidentes, e isso, logo após as vias terem a velocidade máxima reduzida para 50 km/h, inclusive, algumas ruas mais ao centro, foram reduzidas a 40 km/h!

 

logo-cet-e-pref

 

A velocidade de 50 km/h começou a ser implantada em São Paulo nas marginais onde o índice de acidentes era maior, por isso, a partir de 20 de julho de 2015, os limites de velocidades nas marginais foram reduzidos de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, onde o índice de acidentes caiu em 22,23%.

 

placa-de-velocidade-permitida-50km

 

Já nas pistas centrais a redução foi de 70 km/h para 60 km/h, onde a redução foi de 14,29%, e nas pistas locais, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h, onde a redução observada foi de 16,67%, até mesmo os veículos pesados como ônibus e caminhões nas marginais, tiveram reduzidas a velocidade de 70 km/h para 60 km/h.

 

exemplos-de-reducao-de-velocidade-no-mundo

 

O objetivo principal que seria a redução de acidentes e de mortes, foi alcançada, embora muitos atribuem os congestionamentos devido a redução da velocidade principalmente nas marginais, mesmo assim, é possível dizer que São Paulo ganhou com a velocidade de 50 km/h que logo após ser implantada nas marginais, foram se estendendo para as ruas dos bairros, por isso, hoje é difícil encontrar alguma via na cidade onde seja permitido andar a mais de 50 km/h.

 

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.